Programa Negócio a Negócio: Orientação gratuita para o sucesso de microempresas e empreendedores individuais.

Programa Negócio a Negócio: Orientação gratuita para o sucesso de microempresas e empreendedores individuais.

O que é

O Negócio a Negócio é um programa gratuito de atendimento e orientação empresarial que oferece diagnósticos e recomendações para microempreendedores individuais e donos de microempresas. A ideia é auxiliar nas principais dificuldades que você encontra no dia-a-dia da gestão de seu negócio.

Por meio do programa, um Agente de Orientação Empresarial vai realizar visitas na sua empresa e aplicar um diagnóstico de gestão básica, que abrange questões de mercado, finanças e operação.Em seguida, vai sugerir soluções para melhoria do seu negócio. É o seu empreendimento recebendo atendimento especializado do Sebrae, com foco em gestão empresarial, de forma presencial, gratuita e continuada.

Esse atendimento individualizado é especialmente dedicado aos empreendedores que não buscam o Sebrae e suas soluções, seja por dificuldade de acesso, falta de informação ou por causa do excessivo compromisso com sua empresa, o que dificulta o deslocamento e o contato. Por isso, por meio do programa, o conhecimento acumulado e oferecido pelo Sebrae chega a um grande número de empresários que, de outra forma, não teriam acesso à solução.

O Negócio a Negócio já atendeu mais de um milhão de empreendedores individuais e microempresas em todo o país. O programa começou no segundo semestre de 2009 e hoje é um dos instrumentos mais importantes do Sebrae para o atendimento presencial.

Como funcionam as visitas

A presença de um profissional para o atendimento in loco, gratuito e personalizado, é comprovadamente um estratégia capaz de contribuir efetivamente para o desenvolvimento do seu negócio.  No programa, o Agente de Orientação Empresarial, que é capacitado na metodologia do programa,  realiza no mínimo três visitas:

1ª visita

O agente  apresenta o Sebrae, informa o empreendedor sobre as vantagens do programa para o desenvolvimento do negócio e diagnostica o estágio de desenvolvimento da empresa.

Você irá responder um questionário de cerca de 20 perguntas, para ajudar o agente a identificar como a empresa usa técnicas básicas de gestão.

2ª visita

Em até duas semanas após o primeiro contato, o agente volta à empresa e apresenta o diagnóstico realizado e um plano de trabalho construído com base nas necessidades identificadas que aponta as oportunidades de melhoria da empresa.

Você também receberá orientações e dicas. O agente entrega ainda o Manual de Gestão Empresarial, que irá lhe ajudar a colocar o plano em ação.

3ª visita

Depois de um período maior de tempo, em até dois meses, o agente volta à sua empresa para avaliar o grau de implantação do plano de trabalho que ele sugeriu. Ele irá verificar se já houve melhora e poderá sugerir novas formas para que o empresário busque o aprendizado continuado para aperfeiçoar e avançar seu negócio.

Dependendo de seu interesse e da estratégia definida pelo Sebrae, o ciclo de visitas pode se repetir no ano seguinte.

Como participar

O grande diferencial do Negócio a Negócio é que ele vai até você. Dessa forma, não há necessidade de o empresário ter a iniciativa de buscar o Sebrae ou se deslocar até um ponto de atendimento.

Mas se você é um microempreendedor individual ou dono de um pequeno negócio e se interessou em receber uma visita do programa, procure um ponto de atendimento do Sebrae ou ligue para  0800 570 0800 e diga que quer receber uma visita do Negócio a Negócio.

Vale lembrar que mesmo se sua empresa já foi atendida por outros projetos do Sebrae, ela pode participar.

Tela cheia

1 / 4
O mecânico Alim exibe seu certificado

Casos de sucesso

Veja as histórias de empreendedores que foram atendidos pelo programa Negócio a Negócio e seus Agentes de Orientação Empresarial.